Pesquisar este blog

domingo, 1 de abril de 2012

O PLANO MENTAL E O PODER DA MENTE



Na segunda-feira passada, dia 26/03, tivemos a aula "O Plano Mental e O Poder da Mente", no Curso de Introdução à teosofia", que foi mais uma dinâmica, da qual, todos os presentes participaram, do que propriamente uma aula. 

No blog, porém, publico alguns ppt que usei na ocasião e outros que não, procurando explicar com imagens a idéia da conexão entre "A Mente" do Universo em que somos concebidos e a mente humana.

Partimos da idéia adotada pelos cientistas, que nascemos todos ao mesmo tempo, no Big Bang e, de alguma forma, viveremos enquanto vida houver no universo, seja lá sob que forma de Consciência for, pois a matéria não pode ser destruída, a menos que toda a manifestação o seja. Se considerarmos que mesmo nossa mente e aquilo que chamamos de "espírito" é ainda produto desta criação - com exceção do nosso corpo que é Uno com a Unidade da vida, que permanece, mesmo antes da existência - chegaremos à conclusão que todos permanecemos vivos na Mente do Uno (ou Universo, como queiram).

Seguindo esta concepção, vamos às imagens:











Nesta imagem, é necessário explicar o significado da palavra "skhandas" - no glossário teosófico, são os "atributos", vibrações que identificam a identidade astro-mental que reencarna, a saber: forma, percepção, consciência, ação e conhecimento.








O conceito colocado em debate é, então, o poder que a mente humana tem de criar coisas e produzir fatos, uma vez que, mesmo inconscientemente, temos acesso à mente do Universo, do qual jamis nos separamos.

Cabe então, a discussão da geração do karma humano, por conta, em primeiro lugar, de nossa ignorância do fato e, em segundo lugar, de que tipo de vida criamos para todos nós a partir de uma humanidade sem ética e sem critérios.

Devemos nos reeducar? Não será necessário uma autocrítica sincera e um projeto ético de vida para todos nós? 

Esta é a proposta de reflexão.

Paz a todos os seres!

Um abraço,

Zarifa Mattar.

Nenhum comentário: